Biblioteca

Visit My Photos - 8 Pics
Biblioteca Aranguez

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Semana da cor 7








A Semana da Cor decorreu com muito sucesso.
As exposições de EVT, EV e ET, as atividades de dança, "O museu veio à escola", as dramatizações ("A partida da família real para o Brasil", "Uma cena do quotidiano em 1907", "Bocage através do tempo"), " Um, dois, três! Conta lá outra vez!" na BE de Aranguez...
Foi uma articulação bem conseguida entre as várias disciplinas,  projetos curriculares de turma e escolas.
Só vendo...
Agradecemos às turmas e professores dos jardim de infância,  1º, 2º e 3º  ciclos a sua participação nesta atividade transversal do agrupamento!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Notícia


Ontem, 16 de julho de 1840, Diogo Alves foi condenado a morte devido aos vários assassinatos e roubos que cometia,  no alto do Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa.

As vítimas eram atiradas do alto do Aqueduto e durante muito tempo, supunha-se tratar-se de suicídios.

 A Policia acabou por o apanhar devido ao reconhecimento que  fez uma das pessoas assaltadas que conseguiu fugir.

Diogo Alves estava separado da mulher, Gertrudes Maria  que tinha uma taberna , em Palhavã.

Jornal - A Revolução de Setembro



Joana Guerreiro  nº 11  5º B

terça-feira, 17 de abril de 2012

A passarola voadora






 Bartolomeu Gusmão foi um brasileiro que nasceu em  Santos, teria apenas 24 anos quando construiu  a passarola voadora e a apresentou em Lisboa perante a corte e o povo.
   Em 3 de agosto de 1709, realizou a primeira tentativa na sala dos embaixadores na Casa da Índia.  No entanto, o pequeno balão de papel aquecido por uma chama incendiou-se antes ainda de levantar voo. Dois dias mais tarde, uma nova tentativa deu resultado: o balão subiu cerca de 20 palmos, para verdadeiro espanto dos presentes. Assustados com a possibilidade de um incêndio, os criados do palácio lançaram-se contra o engenho antes que este chegasse ao teto.


Diana e Filipa
6ºF